Saturday, September 1, 2007

FORA de CONTEXTO

Desde há uns meses que estamos com um documento em mãos, ao qual não sabemos que rumo dar. Trata-se de uma tradução feita a pedido do autor à jornalista Dulce Dias, actualmente ao serviço da Euronews.
O nome de Dulce surge mais atrás na carreira de Caiado, precisamente assinando o texto biográfico de opinião que acompanha o catálogo da já aqui mencionada estreia na Galeria Impacto (edição da Tipografia Lobão, com design gráfico de José Jorge & sócio e arte final de Carlos Cabanita - da Lobão). Ali, a propósito de Insómnios Del Paparazzo Urbano, a jornalista de Samora Correia mostra que conhece mais do fotógrafo do que seria de supor numa primeira visão.
Eis então que, a propósito de E-mail Me / Cocktail Me (FANTASMA – artists residence, Fev 2007) vem pela caixa de e-mail deste staff a tradução ao texto de apresentação desta exposição. Mas, na verdade, já a exposição tinha saído havia algum tempo.

Ora, como – lá está, a tal furtividade – Caiado parece dar-se bem com as escondidas, esta exposição passou despercebida. Apesar de Margot e Kina garantirem que toda a Imprensa e Televisões receberam o dossier branco com documentação desta mostra fotográfica. Até Marcelo Rebelo de Sousa (julgamos que por primeira vez) recebeu um deste exemplares sobre a exposição de fotografia E-Mail Me / Cocktail Me.

Publicamos aqui, obviamente a despropósito esta tradução de Dulce Dias para Caiado. De uma assentada, livramo-nos do texto e redimimo-nos pelo escasso apoio por altura desta mostra. E-Mail Me seguiu-se a S.W.A.T. bondage. Só que, ainda no Art Center de Fotografia (agora desactivado) Caiado leccionou um Workshop e montou uma performance de dominação – real – a que chamou My Art My Rage Your Cage. Durante alguns meses não parámos um minuto. Mas a Internet aí está a compensar o nosso esforço e é um regalo fazer buscas por SWAT e por bondage e ver todo o resultado.

Só que Caiado não pára. (Ele diz que, desde que deixou de comer carne por respeito para com os animais, o seu cérebro nem se lembra de dormir). E, mal sente que, com a sua saída do Art Center, em Cacilhas, muito provavelmente o projecto da única galeria dedicada á fotografia de autor cairá, enceta um sem número de contactos para tentar ficar com o nome FANTASMA, associando-o assim à Residência de Artistas que tinha comprado como equipamento de apoio para alojar fotógrafos convidados pelo Art Center da antiga Calçada da Pedreira. Não sabemos se o obteve pelas vias legais, mas quem passar hoje pelo Campo S. Paulo, em Almada, verá junto à porta do único edifício com terraço, a placa “FANTASMA – artists residence – 2nd floor”. Sáravá !

Staffinho

No comments: