Cara Júlia
Há coisas do caraças. Fui hoje ler a vossa dissertação pelos logótipos e não fiquei agradado com o que li. Não que tenha que estar de acordo com o que se escreve sobre mim, mas por exigir no mínimo que o que se escreve seja factual.
A ideia era que adicionassem a imagem – o tal “jpeg” de que falam – ao material que reuniram para construir o netendereço Teste de Paredes. Desde o início fui favorável à ideia e mantenho que é de enorme utilidade. Apesar do que acontece ao longo dos textos. Em que se tenta descobrir coisas mas deixando alguma fantasia tomar-nos a direcção do texto. Enfim, convivo bem com isso.
Por outro lado, essa análise sobre os logos dos patrocinadores não pode ser deixada sem resposta, por consentir no que lá vem escrito como conclusão ou apenas como ilação.
É só sobre isto que vou pronunciar-me, da forma mais factual que puder. Ah, sobre o que escrevi acima, de não estar de acordo com o que li, é simplesmente porque tenho pelo menos do vosso conhecimento, três contactos de telemóvel e por nenhum me foi pessoalmente pedida qualquer explicação. É verdade que há situações em que simplesmente não falo, mas são do foro pessoal. Sobre os logos, acho que deveriam ter-me contactado, já que pode deixar algumas pessoas tristes sem necessidade. Vocês sabem que no meu caso, os patrocinadores são como família. Por isso o jpeg tem o título de “Sponsors e Amigos”.
Factualmente, é assim:
1. MDP&Filhos – só surge uma vez devido unicamente a lapso. Deveria estar nos três sítios. As desculpas ao Rui e ao Nuno. Aliás, deveria estar nos 4, convite incluído.
2. O meu logo. Está em dois mas poderia não estar em nenhum. Digamos que, no Preçário e no jpeg, apanha “boleia” dos restantes mas não é forçoso. Acho mesmo algo inusitado, mas enfim. Já agora, para os que pensam que foi feito por mim, ele é da autoria da Xana Fontana. Aproveitando terem falado da Década, fiquem a saber que foi lá que a conheci. Xana é também a autora do grafismo de I Am In Love e o seu ‘teaser’ (foi ela que me ensinou este termo dos criativos) vem no próprio suporte gráfico. Caso queiram confirmar, xana.fonta@iol.pt
3. Jovibela. Tenho excelentes relações com o Soeiro (pai). Cheguei a expor na sua loja sob o título Acidentalmente Disparei Sobre Ela. (e, para quem pensa que a Lobão me edita tudo, estes saíram com chancela de outra gráfica). Ora, a Jovibela surge neste CHELSEA B304 como parceiro para a área da fotografia. Foi de lá que saíram as fotografias que estão centradas nos MDF’s 60x60. O meu obrigado ao Soeiro.
Neste evento, seu por direito, tal como acordado, figura em exclusivo nos convites editados pela própria Galeria de Arte. Digo “exclusivo” já que, percebe-se, excluo o logo da A.M.G. que ali surge por inerência directa.
Por isso, a Fotozígnio não se apresenta ali.
4. Fotozígnio. Enquanto a Jovibela está localizada em Almada, a Fotozígnio situa-se em Lisboa. Um OLÁ para a Elisa Prego, dona da loja. Este logo surge no preçário porque é lá que aparece descrito o “Flag Mix - €17,071. Ora, esta imagem vai aproveitar, nas suas duas versões, os dois painéis que saíram das serras da MDP&Filhos, cada um com mais de 150cm de lado. É uma obra de dimensões pouco vulgares e com uma instalação ainda mais invulgar. Não constou deste TdParedes na A.M.G. e não está ainda impresso. No entanto, mediante acordo verbal e, sabendo que será a obra mais apetecível pelo mercado de arte internacional, figura com todo o direito no Preçário.
A sua presença, por outro lado, na folha de apresentação, como lhe chamais, deve-se à retribuição pelo grande favor (foi daqueles trabalhos para ontem em que não se paga a viagem no tempo - ver rodapé) e que me permitiu ter com que “vestir” o RABBISH II a tempo da Feira das Artes.
5. FM – contaminadora audiovisual. Percebo que sintam surpresa. Não percebo que pensem que ando em jogos de escondidas ou que tenho vergonhas e receios. Mais uma vez, uma telefonadela evitaria esta merdice toda.
Porquê FM? Porque existe um outro logo – não sei se registado – em que está inscrito precisamente Fábrica da Merda. Por isso, limito-me a não inventar e sobretudo, a dar instruções para que não se invente. Como estamos na presença de um logo registado como FM e ao qual está associada a designação de “contaminadora audiovisual”, em respeito pelos detentores da Marca, limitamo-nos a imitá-los. Mais vale jogar pelo seguro do que “inventar” em terreno alheio e depois andar com desculpas para cada poça em que se meteu a pata. Ok ?
6. A.M.G. Galeria de Arte – Não vem referida no Preçário, da mesma forma que a Lobão não está representada no convite. O seu a seu dono. No meio em que as minhas obras se movimentam, a coerência é tudo. Só a coerência pode dissipar dúvidas sérias e, se elas existem ! O Preçário é um documento intemporal. Transcende também o lugar. O convite, atesta um lugar e uma fracção temporal. Vincula. O Preçário apenas tem o mérito de me vincular a uma determinada quantia, coisa que ainda não vi acontecer em muito boa gente que diz cobras e lagartos destas verbas ali impressas. É que, ao contrário de outros aqueles valores não serão alterados ao sabor das posses do aquisidor, ao sabor de convites que me tenham sido endereçados para expor, etc... É um compromisso que assumo com o público. Se quiser carregar nos valores, tenho o meu próprio reduto fotográfico para o fazer. Seria bom falar-se disto um dia.
Já agora, obrigado à Marta Franco, secretária da Direcção e ao Mister Gonçalves, dono da Galeria.
7. Navegador. Ok, para já, está bem assim. Qualquer coisa eu comunico. Mas considero-o, mesmo, o “newest partner”. Nada a acrescentar a isto.
8. BlluePill. É uma Event-Party Organization. Sabem mesmo o que é “seca” ? Ir a festas dos outros. Aturar os convidados dos outros. Ter de beber do que os outros escolheram para pôr no bar. Comer do que é servido pelos outros. Ouvir a música que os outros gostam. Estar vestido da forma que os outros entendem. Ter a gestualidade apropriada ao desenvolvimento social dos outros. Por aqui me fico.
Sobre a BlluePill não posso dizer mais, já que é um projecto em que não estou a solo e do qual não posso decidir apenas por mim. A BlluePill tem um board e é este que toma as decisões. Mas é verdade que é uma estreia. Para já, saiba-se que é a Event-Party que vai onde as outras sempre falham.
Até sempre
Caiado
www.caiado.biz
nota: na Lobão há uma folha na parede, que lembra “trabalhos para ontem só se o cliente pagar a viagem no tempo”
PostScriptvm
Mando-vos algumas imagens da Alda, já que deram ao som deste Teste de Paredes uma dimensão inusitada. Devidamente resguardadas, as imagens.
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