Sponsors & Friends
Para CHELSEA B304, Caiado contou com uma autêntica “Força Pesada” de patrocinadores, não se dando ao pudor de repetir áreas de trabalho para um mesmo momento fotográfico.
Á primeira vista, salta à vista – perdão pela redundância – o quadradinho onde está inscrito Jovibela e o rectângulo onde pode ler-se Fotozígnio. Ambos relacionados com o comércio de produtos fotográficos, nomeadamente, impressão de fotografias. Não será esta dupla presença, por isso mesmo, (também) redundante?
Saltando o logótipo da Galeria de Arte A.M.G, anfitrião deste Teste de paredes, e do próprio Caiado (que uma vez mais volta a mostrar-se como Marca) deparamo-nos com um clássico nos suportes gráficos que fazem da vida vadia (no sentido fotográfico) deste almadense, um verdadeiro acervo documental: a Tipografia Lobão.
Uma vez mais, a Xerox do Gato Bravo trabalhou para este iconoclasta, no sentido de lhe dar visibilidade a mais um evento cujos limites ninguém com propriedade será capaz de prever.
Curioso, é o modo como trata o segundo logótipo da figura que nos fez chegar e que publicamos em antecedência a esta explanação. A FM, designada na figura como “contaminadora audiovisual”, não é mais do que a irreverente Fábrica da Merda, uma produtora de cinema independente na sua forma mais alternativa. À primeira vista (e, como o próprio Caiado frequentemente cita, “não há uma segunda oportunidade para as primeiras impressões”) parece que o secretariado do fotógrafo esconde este nome. O que, a ser assim, até nem faz sentido, já que a Fábrica da Merda teve no mês de Maio talvez a mais estranha das exposições que Almada (e não só) puderam visitar: uma exposição de facturas, notas de encomenda de material cinematográfico, guias de transporte, cedência de direitos de imagem, acordos de parcerias, extractos sinópticos e outros papeis geralmente do foro das gavetas do escritório mas que a estrutura decidiu exibir. A mostra, que inclui também elementos cénicos, expostos pela galeria de forma arrojada, é referida na edição de Maio de 2007 da Agenda Cultural (C.M.Almada) e, por isso mesmo, não se percebe este jogo de escondidas do secretariado na hora de se referir à Fábrica da Merda.
Comparando este Jpg que nos chegou com os “sponsors” com a última folha de apresentação de Chelsea B304, conferimos o logótipo do Navegador, ali referido como “newest partner”.
Ora, já sabemos a história. Não vamos dissecá-la mais, já que é conhecida a estima que o fotógrafo tem pela sua privacidade. No entanto, nem isto é bem verdade, já que, a par deste logótipo que agora se estreia, surge também pela primeira vez o quadrado azul claro com os três círculos branco em rodapé.
A última folha de apresentação deste Teste de paredes mostra este logótipo, o mesmo acontecendo com o documento Preçário. No entanto, enquanto por convites de exposições anteriores podemos saber a que dizem respeito os outros logótipos inscritos (como foi o caso da MDP & filhos – que curiosamente não surge no jpg que recebemos), já não tínhamos como saber o que era de facto este logótipo azul com “reticências” brancas.
O Jpg recebido, acrescenta-lhe um nome mas nada mais. Bom, já é alguma coisa.
Como curiosidade e, comparando os três documentos – preçário, folha de apresentação e este recente “Sponsors&Friends”, verificamos que nenhum deles é fiel nos logótipos inscritos. E já nem falamos do convite em si, onde só dois logótipos pontuam: o da Galeria de Arte e o da Jovibela.
Assim: Navegador, BlluePill, Lobão, Fotozígnio e Fábrica da Merda, fazem o pleno nos três documentos.
Com duas aparições, a A.M.G. Galeria de Arte, o logótipo de Caiado e o da Jovibela.
Com apenas uma inscrição, a MDP&Filhos.
Gabinete de Redacção
Maio 2007-05-24
horta.trasso.lobo@gmail.com
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